Sobre a ASIE
O Saberes Indígenas na Escola é uma ação de iniciativa do Ministério da Educação, Regulamentada pela Portaria nº 1.061, de 30 de outubro de 2013, e regulamentada pela Portaria nº 98, de 06 de dezembro de 2013 com vistas a oferecer formação bilíngue ou multilíngue em letramento e numeramento em línguas indígenas e em português, conhecimentos e artes verbais indígenas a professores dos anos iniciais do ensino fundamental que atuem em escolas indígenas.
A ASIE promoverá a formação continuada de professores indígenas com base nos seguintes eixos:
I – letramento e numeramento em línguas indígenas como primeira língua;
II – letramento e numeramento em Língua Portuguesa como primeira língua;
III – letramento e numeramento em línguas indígenas ou Língua Portuguesa como segunda língua ou língua adicional; e
IV – conhecimentos e artes verbais indígenas
No Ceará, esta ação será implantada e coordenada pela Universidade Federal do Ceará, pela primeira vez, em 2023 e tem como objetivo “capacitar 91 professores indígenas e 9 orientadores de estudos atuantes na docência de escolas diferenciadas do Ceará, através de um curso de formação continuada de 180 e 200 horas/aula, respectivamente, a ser realizado em campus universitário e/ou em aldeias indígenas do estado do Ceará”.
As formações ocorrerão de forma presencial entre os meses de julho e dezembro de 2023, em campus universitário e/ou em aldeias indígenas do estado do Ceará, sendo divididas em dois grupos: a) Etnias Integrais (24 horas mensais), ou seja, são atividades realizadas presencialmente em campus universitário com todos os indígenas participantes e b) Etnias Específicas (9,3 horas mensais), isto é, são atividades realizadas pelos cursistas indígenas em suas respectivas aldeias. Ao todo, serão realizadas 33,3 horas mensais de atividades letivas, perfazendo um total de 200 horas ao longo de 6 meses da Ação Saberes Indígenas na Escola.